sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Poder (de) ser maior.


ontem foi mais um dia comum. escola, amigos, conversas em tom alto de voz, fofocas e lições.
então vamos nós a lição de ontem, pois comentar sobre os outros não será tão interessante. estava eu no cursinho, primeira aula, aula de História (a minha favorita =DD), tema da aula 'Ditadura Militar', ínicio da aula com a seguinte frase: "Seja realista, peça o impossivel".
e com essa frase começou um momento de reflexão, e o professor fez a seguinte pergunta: "Qual é o sentido dela?" e assim fomos indagando. ele explicou que essa frase foi uma das pintadas pelos movimentos estudantis nos muros em questionamento a ditadura, ali pediam o fim daquilo tudo que se passava o país.
mas existe nessa frase uma grande contradição, uma antitese tamanha (eu não sei se apliquei o termo certo =/). como ser realista e pedir o impossivel? vai a seguir as definições para melhor concluir meu texto:

realista
(real + -ista) adj. 2 gén.
1. Que considera como real o que é abstracto!abstrato.
2. Que representa as cenas reais em toda a sua crueza.
3. Que se prende ao que é real.irrealista
4. Que é adequado a uma situação.irrealista
s. 2 gén.
5. Literato ou artista realista.
6. Partidário da realeza ou de determinado rei; legitimista.

impossível
adj. 2 gén.
1. Não possível.
2. Irrealizável.
3. Incrível.
4. Intolerável.
s. m.
5. O que é ou se considera impossível.
6. Bras. Insuportável, aborrecido.



e com essas definições, posso concluir com o pensamento de meu professor: ele quis dizer que se pedisse exatamente o que acha que não se pode alcançar, o que queremos mais nos limitamos a ter, por milhões de motivos. às vezes achamos que não podemos ser algo, que não podemos aprender aquela matéria difícil, que não passeremos no vestibular, achamos que somos incapazes, mas isso não é verdade. não existe essa incapacidade, existem limitações impostas por nós mesmos, temos sonhos, realizamos esse sonho, mas não fazemos ele crescer, nos conformamos. tem pessoas que se veem satisfeitas com pouco, humildade talvez, vai de cada um. só existe uma diferença entre um carinha que tem um carrinho de cachorro quente e outro que tem uma franquia da Subway, ambos começaram lá de baixo, mas hoje trabalham, ganham seu dinheiro com o investimento que fizeram, às vezes são felizes ou não (mas não estou aqui pra discutir o sentimento deles), mas um pensou mais além que o outro, um ampliou mais a sua visão, investiu um pouco mais, e cresceu mais.
é o enxergar o infinito, não só o horizonte.
.
.
.
um pouco complexo, mas me abriu muito os olhos para tudo que vivemos.
vamos, nós podemos alcançar o impossível, basta querer, crescer, e principalmente sonhar com o melhor. a realidade existe movida a sonhos e a suas vontades. o impossível está diante de nós, que tal irmos atrás dele?


obs: a imagem diz: "Maior do que ontem, menor que amanhã"
fala exatamente com esse crescimento ligado a sua vida.

5 comentários:

Anônimo disse...

"Tempere como preferir", certo, então tempero com SELOS!!!!

Depois olha no meu blog camarada!!!!

Uacht!

http://dadonanet.blogspot.com

Hector Nathan disse...

Minha sinceridade é brutal, não me orgulho disso, destrói quase tudo que ousa se aproximar de minha essência, é tipo um martelo que sai martelando tudo para que eu colha somente aquilo que sobra, que se permanece intacto e sólido, é pouco mas é intenso me afasta de toda hipocrisia que vejo nos relacionamentos mais sinceros.

posso te explicar a vida, "dEUs", entende?
um dia seremos um só, acreditos em outros mundos, sou contra qualquer ideal, não acredito em nada e não duvido, nesse momento você e ninguem no mundo me entenderia!

Conheci ideais que mostram uma perspectiva bela e longe, tipo espiritismo (sou eternamente grato a essa religião), budismo e todas essas correntes de idéias que fazem as pessoas correr de modo desesperado como se tentassem tocar a linha do horizonte, não dá, somos muito óbvios em nossa ignorancia, já fui ao lado oposto de tudo isso: niilismo; "viemos do nada e ao nada voltaremos", faz acreditar que quando morrer será como desligar uma teve da tomada, é um lixo.

sei lá, viajei, nada do que escrevi acima me faz sentido nesse momento mas não apagarei.

gostei do seu comentário.

Lelê Mafalda disse...

Tem selo pra você lá no Berinjela, passa lá depois =)

Crislaine Lima disse...

Tá muito criativo e alegre,muito gotoso de ler,Quando você ler parece que tá comendo acarajé.DILICIA,hehe!!!

Crislaine Lima disse...

Aula de história minha preferida tbM,;
Gostei da reflexão tava precisando dissO,