sexta-feira, 11 de julho de 2008

Dias e Dias

"Então era aquilo o sentimento do adeus, a ventura do partir, os arpejos da liberdade tocavam meu coração e faziam meu corpo tremular, ventos e correntezas e cabelos, viver para o horizonte, então era aquilo a brisa favoravel, a vasta amplidão do mundo que embriagava! as minhas horas passavam curtas e cheias de inefável suspense, eu nunca havia experimentado aquela sensação de folha ao vento a esvoaçar sem custo, de respirar o espaço e galgar os escarcéus, nunca havia imaginado um mundo que mudasse a cada instante, nem que pudesse haver tanta amplidão de matas, e o coração impelido por algo qeu não era amor, mas tão intenso quanto amor, além das montanhas, além das nuvens, além da amplidão d ematas, partir, separar a alma da terra, deixar o pai, deixar o percurso d euma lua, uma rosa jogada às ondas do mar, palinódia¹!"


-
¹- palinódia 1. • sf (gr palinodía) Retratação, num poema, daquilo que se disse noutro. 2. Retratação do que se disse ou fez.
-





Só se for Dias e Dias mesmo para se lê esses livros do PAS (Programa de Avaliação Seriada). A gente que passa pelo martirio seriado de um vestibular - uma denominação mais rápida do que é o PAS - temos um ano inteiro para nos prepararmos pra essa prova que dura 5 hrs (na verdade nem sei qnt tempo dura, a concentração se tornou maior e eu nem senti o tempo voar), e dentro desse ano que passamos nos preparando (ou fingindo que estamos) é nos dado uma lista de muitooos livros que no fim das contas vcê leva 5 minutos das 5 hrs respondendo 5 itens referentes a 5 linhas de apenas um maldito livro de 500 paginas da lista de 50 livrosa pedidos.
A questão aqui não é o LER todos esses livros (que não são tantos assim, foi só um exagero momentaneo), pois todos tem uma relação com nosso conteudo (ou não, mas tudo bem) e sim a abordagem deles na prova, eu sei que o povo do CESPE é tudo doido e que pra eles não importa se lemos ou não, o que importa é o que vem naquelas cabeças cheias de 'drugas' (pq eles usam algum tipo) e os cobram totalmente fora de interdisciplinalidade. Na minha prova do ano passado, o PAS 1ª etapa, veio 5 itens largados na última página referente ao livro Pagador de Promessas (que por sinal eu não li, mas assisti a peça e me diverti mto, pq lê livros com texto de teatro é um ... ), cara me indignei! as únicas questões referentes aos livros e ainda fora daquele esquema monstro da interdisciplinalidade! não que eu preferisse algo terrivel, daquelas questões que vcê passa a prova toda pensando e te faz anular 30 itens corretos, mas a largação que foi feita naquela prova em relação aos livros foi um belezoca.
Então espero que eu não passe Dias e Dias aqui lendo livros pra no fim me cobrarem 2 itens apenas largados, tristes e solitários. Tomara que as drugas esse ano, não deixe que ELES (os carinhas bambambans) larguem de mão essas questõeszinhas, para esses Dias e Dias que passamos dedicando nosso querido tempo lendo, em que poderiamos dedicar às Malditas Exatas, não sejam gastos em vão (pq mesmo sendo uma fonte de cultura e a leitura ser muito importante para todos, existem, não no meu caso, pessoas frustadas que literalmente comem o livro com salada).

obs¹: desculpe minha argumentação meio sem nexo, mas releva, são Dias e Dias tentando lê Dom Casmurro! por isso a indignação ... =x
obs²: depois farei uma postagem só em relação a cada livro (que tive animo de lê, pq Dom Casmurro desnima qq um!) e sobre a minha amada prova do PAS
obs³: meus pensamentos fora de hora - os ENTRE PARENTESES!

Para informação :
Livros da 2ª etapa do PAS - 2008
  1. O Mito da Caverna - Platão
  2. O Juiz de Paz da Roça - Martins Pena
  3. A Máquina - Adriana Falcão¹
  4. Germinal - Émile Zola
  5. O Discurso do Metodo - Descartes
  6. Mundo Sustentável - André Trigueiro
  7. Dom Casmurro -Machado de Assis²
  8. Dias e Dias - Ana Miranda³
¹ A Máquina - livro recomendado, história facil de ler,
leitura rapida e divertida. Filme muito bom!
² se conseguir terminar me fala! cansativo ...
e deve ser cobrado pelo centenario de Machado de Assis

³
o texto inicia foi retirado do livro,
que devo começar a ler hje antes de dormir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ler sem qrer é não lê, nao é? tá massa aki!