sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Andar de ônibus.

-> terças e quintas feiras, 18:47 mais ou menos .

A minha rotina de terças e quintas feiras é a seguinte: de manhã escola e a tarde cursinho pré-PAS. para voltar do cursinho eu tenho que pegar ônibus (que fique claro que isso não é uma reclamação). entro as 14:00 e saio as 18:50, mas pelo fato de chegar em casa antes das 20:00 (siim oito da noite!) eu tenho que fugir da aula 10 minutos antes pra não perder ônibus que passa exatamente as 18:50! então, geralmente estamos na parada (eu e Valéria ^^) as 18:47 . 18:50, 18:51 o nosso querido 38.1 - Pistão Sul, Areal, Riacho Fundo I , para.

O Fato
o sistema de transporte público do Distrito Federal é "horrivel". nos costumavamos ter lotações rodando por ai, que facilitavam mto a vida de pobres estudantes e pessoas com pressa (COMO EU!) , tudo bem que elas eram uma folga só, e viviam abarrotadas de gente, mas tinham horários inconstantes, e maiores quantidades nas ruas. o problema é que o "governo" não aprovava esse sistema de vans, pois era um sistema "irregular", que "competia" com os ônibus que já eram disponibilizados para a sociedade.
Nosso querido governador então teve uma excelente ideia: criar micronibus para substituir as vans! ideia maravilhosa realmente, eu aprovei.

O Problema
Foram então substituidas as vans pelos micronibus : eeeeh! \ô/
eeeh nada . '>< existem sim micronibus, no valor de R$ 1,00, mas não na minha cidade!
apenas algumas cidades foram beneficiadas com eles. as outras? ficaram com um menor número de carros para transporte, alguns onibus mudaram suas rotas para suprir as rotas das lotações.
O problema é o seguinte, mesmo que mudem alguns onibus suas rotas, as pessoas que pegavam lotação agora tem que pegar onibus, e as pessoas que pegavam onibus continuam a pega ronibus. e mesmo com um ou dois onibus a mais, não dá pra cobrir as lotações que eram cinco ou seis.
Agora é como se eu estivesse numa lotação maior.

Os Casos
As historias de lotações sempre foram mto engraçadas, ônibus quase não se vê isso. creioq eu seja pq nas lotações parece que tinhamos um contato maior (pelo espaço pequeno ¬¬' tem uma comunicação melhor). entramos no ônibus a gente vê o pessoal durmindo (babando na janela!), pessoal cansadão indo pra faculdade depois do serviço, além do cobrador com cara de "bunda" cansada de fica sentado, a cara dos estudantes escondendo a foto do cartãozinho. poucos tem a gentileza de pedir para segurar seus materiais, ou até mesmo, não dizendo que deveriam forçar uma amizade, mas de puxar um papinho ou coisa assim, pq tem pessoas ali que se vem todos os dias.
Mas qnd acontecem casos engraçados, realmente ficam na memória. dias atrás pegamos um onibus que tinha praticamente o Riacho Fundo inteiro dentro dele, e toda parada ela parava e entrava mais umas quinhentas pessoas, ai uma menina que tava na porta começou a bater boca com o motorista peguntando se ele não sabia ler, que na plaquinah estava escrito que só podiam estar 42 pessoas em pé, e havia umas 60 ali. o motorista enfezou e perguntos se ela tbm não sabia ler, pq estava escrito que não podia haver passageiros parados na porta, a menina ficou mto puta! e falou que queria descer, o motorista então parou-lhe o onibus de uma vez e mandou ela descer, a bixa desceu que saiu perdendo os sapatos. todo mundo ficou quieto, menos eu, eu ria mto não aguentei. meia hora depois era como se nada tivesse acontecido, mas pra mim vai ficar pra sempre.

Bom Humor em Qualquer Situação
Realmente, enquanto não temos um sistema de transporte para andar, temos que nos contentar mesmo em andar de ônibus-lotação. e esperar a boa vontade do governador de mandar uns micronibus para nós.
Andar de onibus é pessimo, ir cheirando cecê dos outros ou até mesmo bafão de velho tarado no seu cangote, mas temos que encarar tudo com bom humor, pq sem bom humor não dá nada. é melhor ser a doida que ri istericamente do que o cabra que baba o vidro todo (concordo que todo mundo cansa!).

Nenhum comentário: